Um lar personalizado para uma jovem família: harmonia e funcionalidade em cada detalhe

Em um cenário onde a personalização do espaço em que se vive torna-se cada vez mais essencial, um casal com um filho decidiu investir não apenas em um novo apartamento, mas também em um projeto arquitetônico sob medida para atender às suas necessidades e estilo de vida. Com uma área de 130 metros quadrados, a busca pelo equilíbrio entre funcionalidade e estética foi o foco deste projeto .
Ao adquirir o imóvel na planta, o casal contou com a expertise da
Calli Arquitetura
para transformar um espaço em branco em um lar único, feito especialmente para eles.
A integração dos ambientes foi o ponto de partida do novo projeto. Na área principal, o living, a cozinha e a sala de jantar se entrelaçam harmoniosamente, formando uma unidade que promove a interação entre os moradores. A paleta de cores escolhida, predominantemente cinza claro, foi enriquecida com toques de madeira no mobiliário solto da Contti Home Design, criando um ambiente acolhedor e contemporâneo.
Um dos destaques do living é um pedido especial do casal: um grande bar. Além de servir como local para armazenar vinhos e bebidas quentes, também funciona como um buffet para a mesa de jantar. A arquiteta Silvana Margarin trouxe inovação ao propor a instalação de um espelho no teto e uma bancada iluminada que simula uma bandeja
gigante para as bebidas. Hastes de inox na parede foram estrategicamente posicionadas para acomodar garrafas de vinho deitadas, adicionando um toque de sofisticação.

A cozinha, integrada à sala, reflete a paixão dos moradores pela culinária. Uma península com cooktop divide os espaços e proporciona um local prático para os anfitriões prepararem alimentos enquanto interagem com quem visita a casa. As banquetas Fly, com acabamento em laca metalizada grafite, promovem a socialização durante o ato de cozinhar. Em torno da mesa de jantar Sarau, assinada por Fabrício Roncca, estão acomodadas oito cadeiras Pitanga, com encosto em palha sextavada e estrutura em madeira freijó, do designer Ibanez Razzera.
Na sala de estar, o protagonista é o sofá automatizado Orion. Em couro resistente, a peça não apenas agrega conforto e comodidade, mas também atende às demandas de um ambiente que deixa uma criança livre para brincar.
A sacada gourmet foi tratada com o requinte que merece. Houve aproveitamento máximo do espaço disponível, no qual a arquiteta incorporou a mesa de seis cadeiras Iemanjá, assinadas por Marta Manente e, junto à mesa, as cadeiras Reyna, do designer Ibanez Razzera. Na sacada também tem um sofá, o Caplin, assinado por Maurício Bonfim. O móvel é todo estruturado em alumínio pintado cinza concreto, com corda náutica verde e prata no encosto e tecido no assento e nas almofadas. Aqui mantém-se a paleta em tons de cinza. Os toques de verde introduzem pitadas de cor ao ambiente social.
O resultado é um lar que é a expressão da personalidade e do estilo de vida dos moradores. Um casal com uma criança, que preza pelo conforto e a interação entre família e visitantes, em um espaço planejado em todos os detalhes e, por isso, muito especial.
Texto: Ingrid Bezerra para Casa de la Gracia Comunica
Fotos: Rafael Ribeiro