Makeover: Maria Eduarda Brandão transforma apartamento de 90 m²
Diferente do processo convencional de concepção, este projeto teve início na Contti Home Design, onde as peças de mobiliário foram escolhidas antes das obras e adaptações começarem.

A arquiteta Maria Eduarda Brandão assinou a transformação completa de um apartamento de 90 m², seguindo as diretrizes minimalistas de um cliente que buscava investir em móveis soltos com design diferenciado. O proprietário, um empresário solteiro com um filho adolescente, desejava um espaço leve, luminoso e ideal para receber amigos, especialmente para jantares.
Diferente do processo convencional de concepção, este projeto teve início na Contti Home Design, onde as peças de mobiliário foram escolhidas antes das obras e adaptações começarem. Brandão coordenou todo o processo, que envolveu principalmente adaptações elétricas e de pintura realizadas em 15 dias, seguidas pela montagem final em 4 meses.
Design e Funcionalidade
O objetivo era criar um apartamento minimalista para um homem solteiro que trabalha com marketing e é apaixonado por design. Os pisos, paredes, teto e marcenaria foram mantidos neutros, em tons de branco. Cores adicionais foram introduzidas nos detalhes: nuances da madeira natural, granito com veios bem definidos na bancada, e o verde das plantas presentes em todos os espaços.
Ambientes Integrados
O apartamento possui duas suítes, um lavabo, área de serviço e cozinha, além de um belo living integrado, que abriga dois ambientes: a sala de estar e a de jantar. É nesse espaço que estão os móveis selecionados na Contti Home Design.
Sala de Jantar:
- Mesa de Jantar Moema, by Estúdio Muuh: estrutura em madeira maciça e tampo em lâmina natural de Tauari | Jequitibá.
- Cadeiras Iron, por Maurício Bomfim: madeira nogueira e revestimento em bouclê.
Sala de Estar:
- Sofá Encontro: Estrutura em madeira e revestimento em linho, retrátil e reclinável, ideal para jogar videogame.
- Poltrona Aresta, assinada por Rejane Carvalho Leite: Em madeira Uva do Japão, totalmente sustentável.
Soluções personalizadas
O sofá Encontro foi escolhido por sua ergonomia e conforto, atendendo aos pedidos do proprietário. As bancadas, com altura de 110 cm, também foram uma demanda solucionada. A escolha do mobiliário foi orientada pela necessidade de aquecer o espaço inicialmente frio devido ao piso em porcelanato e às paredes brancas. Linhas arredondadas e acabamento refinado foram critérios essenciais na seleção.
Iluminação Estratégica
Sem forro de gesso, a arquiteta trabalhou a iluminação com luminárias de sobrepor nos pontos originais da construtora, reposicionando algumas, e utilizando muitas luzes indiretas, além de abajures para apoio à iluminação geral.
O resultado é um projeto sofisticado, com ambientes claros, funcionais e contemporâneos. Os detalhes do décor, as obras de arte e a iluminação distribuída trouxeram ares convidativos ao espaço, que agora se chama lar.
Maria Eduarda Brandão demonstra, mais uma vez, seu talento em transformar espaços, criando um ambiente que reflete perfeitamente o estilo e as necessidades de seu cliente.
Texto:
Ingrid Bezerra para Casa de la Gracia Comunica
Fotos: Fernando Willadino
